A solenidade de posse do novo juiz-membro do TRE-MT foi marcada pela presença de amigos, familiares, magistrados, juristas, autoridades e colegas do juiz Jean Garcia de Freitas Bezerra. Eles não só acompanharam a cerimônia de posse, mas permaneceram para a sessão seguinte (plenária), que julgou processos eleitorais, já com a participação do novo integrante da Corte. O público presente enalteceu as qualidades técnicas e humanas do empossado.
A juíza de Direito Jaqueline Cherulli, presidente da Associação Mato-grossense de Magistrados (AMAM), destacou que o magistrado possui qualidades essenciais para a jurisdição eleitoral. De acordo com ela, o TRE de Mato Grosso ganha um juiz comprometido com a legalidade, com a independência judicial e com a prestação jurisdicional. Segundo a juíza, sua atuação técnica, equilibrada e comprometida com a justiça fortalece o tribunal e honra a magistratura mato-grossense.
“Este é um momento de reconhecimento e de reafirmação do compromisso do Judiciário com a defesa da Constituição, da cidadania e do processo democrático. O magistrado reúne trajetória, preparo técnico e sensibilidade institucional que muito honram a magistratura mato-grossense. Sua atuação sempre foi marcada pela coerência, pela serenidade, responsabilidade e dedicação ao serviço público”, defendeu.
A presidente da seccional em Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MT), Gisela Cardoso, disse que a chegada do magistrado representa não só um marco individual, mas o fortalecimento de um compromisso coletivo: um compromisso com a justiça, com a transparência e com o aperfeiçoamento contínuo do sistema eleitoral.
“Cada integrante do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) carrega consigo a responsabilidade de garantir que a vontade popular seja respeitada com rigor, serenidade e coragem. Que esta nova etapa seja fecunda, inspiradora e guiada pela independência e pela ética. Que as decisões aqui proferidas continuem fortalecendo a paz social e assegurando eleições cada vez mais confiáveis”, enfatizou.
O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolini, parabenizou o juiz-membro e agradeceu à Corte pelo trabalho realizado na proteção da Democracia. “Todos que estão aqui, os presentes e os que nos assistem pela internet, têm muito orgulho de Vossa Excelência. Sabem da sua essência enquanto profissional, do seu compromisso com o direito. Então deixo aqui, em nome dos municípios mato-grossenses, nosso reconhecimento ao senhor e o nosso agradecimento ao doutor Edson Reis por todo o trabalho dedicado durante o período em que esteve nesta casa. Parabéns a todos os juízes membros e à Presidência desta instituição”, concluiu.
#PraTodosVerem – A imagem mostra um grupo de pessoas, vestindo trajes sociais ou casuais elegantes, sentadas em uma fileira durante um evento, no Plenário do TRE-MT, com painéis vermelhos escuros ao fundo. A maioria dos indivíduos na fileira está aplaudindo, com as mãos levantadas e batendo palmas. O foco principal está nas mulheres da frente, que usam roupas coloridas.
Não haverá expediente na sede da Justiça Eleitoral e nos Cartórios Eleitorais, em Mato Grosso, nos dias 20 e 21 de novembro. No dia 20 (quinta-feira), é feriado nacional em virtude do Dia da Consciência Negra e do Dia de Zumbi dos Palmares. Já no dia 21 (sexta-feira), o expediente foi suspenso, conforme consta na portaria nº 416/2025 do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). A definição está prevista no Calendário Forense 2025 do Poder Judiciário.
A mesma portaria estabelece que os prazos processuais que, porventura, devam iniciar-se ou completar-se nos dias de suspensão do expediente serão automaticamente prorrogados para o primeiro dia útil subsequente. O atendimento será retomado na segunda-feira (24).
O Dia da Consciência Negra e o Dia de Zumbi dos Palmares foi instituído pela Lei nº 14.759, sancionada em 21 de dezembro de 2023, tornando o dia 20 de novembro feriado nacional em todo o Brasil, oficializando a celebração da data, que tem como propósito relembrar a luta contra o racismo, pela igualdade racial e pela valorização da cultura afro-brasileira.
#PraTodosVerem – A imagem mostra a fachada do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), um edifício de arquitetura moderna e imponente, caracterizado por sua cor amarela clara e grandes janelas protegidas por brises amarelos. O prédio principal é composto por vários andares sob um céu parcialmente nublado. Em primeiro plano, há uma rua asfaltada onde um motociclista está passando, e no asfalto, a sinalização vertical mostra a inscrição “ÔNIBUS” em letras grandes e brancas. A área da calçada em frente ao tribunal é bem cuidada, com piso de mosaico e algumas árvores e arbustos.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.