Cerca de 1.500 pessoas participaram, diariamente, d Encontro de Gestores de Cultura e Esporte de Mato Grosso, que ocorreu entre segunda e quarta-feira (23 e 25.6), em Cuiabá. Ao longo dos três dias, trabalhadores e gestores dos setores cultural e esportivo de mais de 100 municípios mato-grossenses participaram de diferentes atividades no evento realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
Para a secretária de Cultura e Turismo de Lucas do Rio Verde (a 330 km da capital), Luciana Bauer, os aprendizados impactam diretamente o fazer cultural e esportivo nos municípios.
“Estamos muito satisfeitos por participar do evento porque precisamos estar conectados, alinhados com o que acontece em nossos setores, somos uma rede de trabalho. Parabenizamos o Governo do Estado por esse evento, e que a gente possa crescer em eficiência nos nossos projetos de gestão, para que a cultura em Mato Grosso se fortaleça cada vez mais”, enfatizou a secretária, que durante o Encontro foi também eleita coordenadora da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB) de Cultura.
De Juara (a 655 km de Cuiabá), a secretária municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Karla Mazuti, participou do Encontro com mais quatro servidores em busca de conhecimentos que possam ser aplicados no município.
“Nosso intuito é de conseguir levar esses bons aprendizados para melhorias em nosso município. Além disso, a integração e o diálogo com gestores do Estado e de outros municípios são muito importantes, pois essas trocas de experiências ajudam no desenvolvimento de ações mais eficazes”, comentou a gestora.
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, e a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, prestigiaram a abertura oficial do Encontro.
Programação especial
Durante o evento, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, recebeu o título de cidadã mato-grossense concedido pela Assembleia Legislativa do Mato Grosso, a pedido do deputado Beto Dois a Um.
“Chegar nos lugares e ouvir da boca das pessoas que estão tendo acesso [às políticas culturais], mostra que esse é um momento diferente em relação às condições para o setor cultural no Brasil”, disse a ministra que completou seu agradecimento cantando um trecho da canção Cuiabá, de Tetê Espíndola.
Para a conferência máster, o Encontro Estadual trouxe a atriz e cronista, Denise Fraga. Fizeram ainda parte da programação, painéis sobre legislação e os desafios para as políticas públicas, estratégias e indicadores de impactos e desigualdade e democratização de acesso.
O Encontro ofereceu também oficinas com temas como nova lei de licitações, elaboração e prestação de contas de projetos, comunicação pública, pesquisa e levantamento de dados, acessibilidade e representação social, entre outros.
Um dos pontos altos do evento foi o talkshow com medalhistas olímpicos e paralímpicos. Serginho do vôlei, Daniel Dias, da natação paralímpica, Érika Zoaga e Arthur Cavalcante, ambos do judô paralímpico, contaram um pouco de suas vidas no bate-papo conduzido pelo também medalhista olímpico Flávio Canto e pelo secretário da Secel, David Moura.
Em todos os dias, as atividades eram intercaladas por atrações culturais e esportivas, apresentadas no palco central do Centro de Eventos do Pantanal. A festa de encerramento, que foi realizada na noite de quarta (25.6) na área externa da Arena Pantanal, levou cerca de quatro mil pessoas para assistir a shows gratuitos do grupo Fundo de Quintal e artistas locais.
Não haverá expediente na sede da Justiça Eleitoral e nos Cartórios Eleitorais, em Mato Grosso, nos dias 20 e 21 de novembro. No dia 20 (quinta-feira), é feriado nacional em virtude do Dia da Consciência Negra e do Dia de Zumbi dos Palmares. Já no dia 21 (sexta-feira), o expediente foi suspenso, conforme consta na portaria nº 416/2025 do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). A definição está prevista no Calendário Forense 2025 do Poder Judiciário.
A mesma portaria estabelece que os prazos processuais que, porventura, devam iniciar-se ou completar-se nos dias de suspensão do expediente serão automaticamente prorrogados para o primeiro dia útil subsequente. O atendimento será retomado na segunda-feira (24).
O Dia da Consciência Negra e o Dia de Zumbi dos Palmares foi instituído pela Lei nº 14.759, sancionada em 21 de dezembro de 2023, tornando o dia 20 de novembro feriado nacional em todo o Brasil, oficializando a celebração da data, que tem como propósito relembrar a luta contra o racismo, pela igualdade racial e pela valorização da cultura afro-brasileira.
#PraTodosVerem – A imagem mostra a fachada do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), um edifício de arquitetura moderna e imponente, caracterizado por sua cor amarela clara e grandes janelas protegidas por brises amarelos. O prédio principal é composto por vários andares sob um céu parcialmente nublado. Em primeiro plano, há uma rua asfaltada onde um motociclista está passando, e no asfalto, a sinalização vertical mostra a inscrição “ÔNIBUS” em letras grandes e brancas. A área da calçada em frente ao tribunal é bem cuidada, com piso de mosaico e algumas árvores e arbustos.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.