Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
CUIABÁ

CIDADES

Abilio devolverá administração dos hospitais municipais para Secretaria de Saúde de Cuiabá

Publicado em

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou que a Empresa Cuiabana de Saúde Pública será extinta. A decisão é parte da reforma administrativa e amparada pela lei da “gestão plena”. Com a medida, os hospitais municipais voltarão a ser administrados pela Secretaria de Saúde. A expectativa é que o processo de mudança será consolidado nos próximos três meses.

Os contratos da Saúde continuam temporariamente na Empresa Cuiabana, porém, acompanhados pela comissão de apoio técnico anunciada por Abilio que estão filtrando os acordos comerciais da Prefeitura. A mensagem do Executivo que será enviada para votação na Câmara começou a ser redigida e deve ser encaminhada até fevereiro para apreciação dos vereadores.

“Ontem, já escrevemos a minuta do projeto de lei permitindo que a estrutura do HMC, São Benedito e de qualquer hospital municipal, baseados na gestão plena, todos serão gerenciados pela Secretaria de Saúde. A gestão de contratos poderá ser pela Empresa Cuiabana até sua extinção”, falou o prefeito à imprensa nesta terça-feira (7).

Leia Também:  Dia da Água é marcado com série de ações e participação da sociedade

O período de três meses até concluir o processo de extinção é o tempo necessário, conforme Abilio, para pagar parte das dívidas herdadas da gestão anterior, organizando a Secretaria de Saúde para acomodar as novas demandas.

“Assim que conseguirmos pagar um pouquinho das contas (faremos a extinção). A gente espera que em três meses deve começar a fazer isso”, esclareceu o prefeito.

TERCEIRIZAÇÃO DE MÉDICOS 

Segundo o prefeito, a Empresa Cuiabana implica na terceirização dos médicos, enfermeiros e demais trabalhadores da Saúde, gerando imbróglios administrativos como enfrentado no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) em que os profissionais não eram pagos e ameaçaram entrar de greve, paralisando o atendimento. A partir da extinção da pasta, os médicos voltam à folha da Secretaria de Saúde.

“Dessa forma não precisamos mandar para a Empresa Cuiabana os médicos concursados muito bons que nós temos, poderemos fazer concursos, vamos chamar os profissionais da Secretaria de Saúde para dar suporte e não ficarmos reféns de tanto CNPJ igual temos por aí”, explicou.

Leia Também:  Deputado Thiago e vereador Vinícius viabilizam R$ 300 mil para a saúde

Fonte: Hiper Notícias

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sorriso MT

Sema promove ação de Outubro Rosa e Novembro Azul para servidores

Published

on

Com atividades de autocuidado e gerenciamento das emoções

Nesta quinta-feira (06), a Secretaria Municipal de Saúde promoveu um dia especial de autocuidado para seus colaboradores, em alusão às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. A programação ocorreu nos períodos da manhã e da tarde, reunindo momentos de relaxamento, beleza e reflexão sobre a importância de cuidar da saúde física e emocional.

O evento contou com um bate-papo interativo com a master Coach e mentora Eliane Correia sobre “Gerenciamento das Emoções”, além de momentos práticos de cuidado com o corpo e a mente. Colaboradores puderam desfrutar de um verdadeiro “spa do bem-estar”, com massagem relaxante, spa dos pés, automaquiagem para as mulheres e revitalização facial para os homens — tudo em um ambiente de descontração e integração.

A ação organizada pela Secretaria de Saúde, por meio da Comissão de Integração Ensino e Serviço (CIES), contou com a parceria da turma de Estética da Faculdade Fasipe.

Segundo Yasmin Gavinescki, representante da turma, o objetivo foi proporcionar um momento de relaxamento, prazer e bem-estar aos colaboradores. “Realizamos técnicas como aromaterapia, spa de gelatina e massagens nas costas e ombros, ajudando a aliviar as tensões do dia a dia”.

Leia Também:  Dia da Água é marcado com série de ações e participação da sociedade

A coordenadora da CIES, Silvinha Gehring, enfatizou que o foco do evento foi o equilíbrio entre corpo e mente. “Foi um momento preparado tanto para os homens quanto para as mulheres. Eles receberam mimos como massagens, spa dos pés, automaquiagem, revitalização facial e uma palestra sobre autoconhecimento. Foi um presente da Secretaria para quem dedica tanto tempo cuidando dos outros. É preciso pensar no colaborador, porque ele precisa estar bem para oferecer o melhor atendimento à população.”

A agente de saúde, Claudya Carvalho, elogiou a iniciativa. “A gente tira tantas horas do dia para trabalhar e acaba esquecendo de tirar um momento para nós. Eu me senti supervalorizada. Foi um dia leve, gostoso, fora da rotina, fundamental para quebrar o ritmo que às vezes é muito acelerado”, pontuou.

A secretária-adjunta de Saúde, Ana Cláudia Ferraz, destacou o valor do momento como uma pausa necessária na rotina intensa da saúde pública. “A Secretaria se dedica a tantas campanhas de prevenção, como o Setembro Amarelo, Outubro Rosa, o Novembro Azul. Mas é essencial olhar também para dentro, para quem faz a saúde acontecer. O profissional da saúde vive uma sobrecarga emocional muito grande e precisa reconhecer o momento de pausar, respirar e se cuidar.”

Leia Também:  Cantata de Natal deve arrecadar meia tonelada de alimentos não perecíveis

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA