Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ

CIDADES

Abilio devolverá administração dos hospitais municipais para Secretaria de Saúde de Cuiabá

Publicado em

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou que a Empresa Cuiabana de Saúde Pública será extinta. A decisão é parte da reforma administrativa e amparada pela lei da “gestão plena”. Com a medida, os hospitais municipais voltarão a ser administrados pela Secretaria de Saúde. A expectativa é que o processo de mudança será consolidado nos próximos três meses.

Os contratos da Saúde continuam temporariamente na Empresa Cuiabana, porém, acompanhados pela comissão de apoio técnico anunciada por Abilio que estão filtrando os acordos comerciais da Prefeitura. A mensagem do Executivo que será enviada para votação na Câmara começou a ser redigida e deve ser encaminhada até fevereiro para apreciação dos vereadores.

“Ontem, já escrevemos a minuta do projeto de lei permitindo que a estrutura do HMC, São Benedito e de qualquer hospital municipal, baseados na gestão plena, todos serão gerenciados pela Secretaria de Saúde. A gestão de contratos poderá ser pela Empresa Cuiabana até sua extinção”, falou o prefeito à imprensa nesta terça-feira (7).

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá assume regularização do Residencial Jonas Pinheiro III e garante títulos de propriedade para 309 famílias

O período de três meses até concluir o processo de extinção é o tempo necessário, conforme Abilio, para pagar parte das dívidas herdadas da gestão anterior, organizando a Secretaria de Saúde para acomodar as novas demandas.

“Assim que conseguirmos pagar um pouquinho das contas (faremos a extinção). A gente espera que em três meses deve começar a fazer isso”, esclareceu o prefeito.

TERCEIRIZAÇÃO DE MÉDICOS 

Segundo o prefeito, a Empresa Cuiabana implica na terceirização dos médicos, enfermeiros e demais trabalhadores da Saúde, gerando imbróglios administrativos como enfrentado no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) em que os profissionais não eram pagos e ameaçaram entrar de greve, paralisando o atendimento. A partir da extinção da pasta, os médicos voltam à folha da Secretaria de Saúde.

“Dessa forma não precisamos mandar para a Empresa Cuiabana os médicos concursados muito bons que nós temos, poderemos fazer concursos, vamos chamar os profissionais da Secretaria de Saúde para dar suporte e não ficarmos reféns de tanto CNPJ igual temos por aí”, explicou.

Leia Também:  Botelho é recebido por servidores, autoridades políticas e imprensa no salão negro da Assembleia

Fonte: Hiper Notícias

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Vereadores elogiam trabalho e avanços na saúde de Várzea Grande

Published

on

Secretária de Saúde foi à Câmara Municipal para prestigiar a posse do ex-secretário Samir Katumata, que assumiu vaga deixada por Lucas do Chapéu do Sol

A secretária de Saúde de Várzea Grande, Deisi Bocalon, foi elogiada por vários parlamentares sobre a sua atuação na condução da Secretaria de Saúde. Nesta terça-feira (25), a gestora foi à Câmara Municipal, para acompanhar a primeira sessão do ex-secretário e agora vereador, Samir Bosso Katumata (PL), que assumiu a vaga como suplente no lugar de Lucas do Chapéu do Sol, que na semana passada foi nomeado secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana.

O vereador Cleyton Nassarden Guerra (Sardinha-MDB) parabenizou a secretária e também a diretora-geral do Pronto-Socorro e Hospital Municipal de Várzea Grande (PSHMVG), Érica Auxiliadora Carvalho, pela simplicidade e humildade no trato com as pessoas.

A vereadora Gisa Barros (PSB) disse que, por meio de uma solicitação feita à prefeita Flávia Moretti (PL) e à secretária Deisi, o Município pôde prestar toda a assistência necessária ao jovem Moisés Taques, de 23 anos, morador do bairro Mapim, que por meio do Fila Zero conseguiu realizar um exame de ressonância magnética no joelho esquerdo.

Leia Também:  Cuiabá passa a contar com espaço de congelados saudáveis 

Já a vereadora Rosy Prado (União) disse que na tarde de ontem realizou no Centro de Especialidade em Saúde – Postão – um exame de endoscopia e foi muito bem tratada. “É importante a gente se certificar que os serviços estão sendo feitos com agilidade e com a qualidade que a nossa população merece. Fui muito bem atendida e ouvi também relatos de pacientes que aguardavam há anos por esse exame, e hoje não estamos mais tendo essa espera. Estamos aqui nesta tribuna para fiscalizarmos e cobrarmos melhorias para a população, mas também precisamos parabenizar quando vemos resultados. A secretária Deisi tem feito um trabalho de uma desenvoltura magnífica e quem ganha com isso são os cidadãos várzea-grandenses”.

A secretária Deisi Bocalon disse que a Saúde de Várzea Grande está sendo destravada e as coisas estão acontecendo, mas ainda existe muito trabalho a ser feito. “Assumimos esse compromisso e estamos realmente trabalhando para melhorar o setor em todos os sentidos. Temos ciência que estamos longe do ideal. Mas, cremos que avançamos muito em menos de 90 dias dessa nova gestão. Mais serviços estão aderindo ao Fila Zero, vamos atender nossos munícipes aqui, em território várzea-grandense e pleitear melhoria perenes de recursos federais e estaduais com habilitação de serviços e faturamentos eficientes. Economicidade, qualidade do gasto e melhoria de recursos, são fundamentais para expandir o atendimento à população. Mais Saúde para Vegê!”.

Leia Também:  Botelho é recebido por servidores, autoridades políticas e imprensa no salão negro da Assembleia

Deisi Bocalon destacou ainda que fez questão de ir à Câmara Municipal para levar o seu abraço ao vereador Samir e desejar sucesso nesta nova trajetória. “Participamos da abertura da 1ª Conferência Municipal do Trabalhador e da Trabalhadora da Saúde e viemos à Câmara também prestigiar o colega que agora estará à frente dos trabalhos no Legislativo, sendo o líder da prefeita Flávia nessa Casa de Leis”.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA