Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ

POLÍTICA NACIONAL

Congresso se ilumina de lilás para conscientização sobre o câncer de colo do útero

Publicado em

O Congresso Nacional recebe iluminação na cor lilás nesta terça (25) e quarta-feira (26) para conscientização sobre o câncer de colo do útero. O objetivo da ação é disseminar informações para a prevenção e o combate ao câncer de colo uterino, que é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

A iluminação atende pedido do Ministério da Saúde e do Senado Federal.

Causa
A doença é causada pela infecção de determinados tipos do papilomavírus humano (HPV), que podem provocar alterações celulares e evoluir para o câncer. O tabagismo e a baixa imunidade também são fatores de risco. Estima-se que cerca de 80% da população sexualmente ativa já tenham entrado em contato com o vírus.

Sintomas
Na maioria das vezes, esse tipo de câncer é assintomático inicialmente, mas sintomas como sangramentos fora do período menstrual, dor e corrimentos podem ocorrer. Com o avanço da doença, outros sintomas como obstrução das vias urinárias, dor lombar, edema nas pernas, fadiga excessiva e perda de peso anormal também podem surgir.

Leia Também:  Proposta torna obrigatória presença de equipe médica nas competições de fisioculturismo

Prevenção
O câncer de colo de útero pode ser evitado na maioria dos casos, por isso a conscientização sobre a prevenção é tão importante. Vacinação contra o HPV, exame preventivo (Papanicolau) e o uso de preservativo são as principais formas de prevenir esse tipo de câncer.

A vacina contra o HPV está disponível para meninas e meninos de 9 a 14 anos, e ajuda a prevenir até 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais. É fundamental que tanto meninos quanto meninas se vacinem, pois além de transmitirem o vírus para as meninas, eles também podem ter doenças associadas ao HPV, como câncer do pênis, do canal anal e de orofaringe.

Da Redação – AC
Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara dos Deputados

Fonte: Câmara dos Deputados

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA NACIONAL

Motta oferece apoio da Polícia Legislativa para apurar atentado contra Sargento Portugal

Published

on

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), determinou à Polícia Legislativa que acompanhe as investigações sobre o atentado ao deputado Sargento Portugal (Pode-RJ) e ajude nas investigações. O carro do deputado foi atingido por tiros na favela dos Antares, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Conforme notícias da imprensa, o veículo do parlamentar é blindado e ele não ficou ferido.

“Conversei há pouco com o deputado Sargento Portugal. Ele sofreu um ataque a tiros na manhã desta quinta-feira. Prestei minha solidariedade e coloquei a Polícia Legislativa para acompanhar e ajudar na investigação deste caso”, disse Motta em suas redes sociais.

O caso foi registrado na 36ª DP (Santa Cruz). “Agentes iniciaram imediatamente diligências para apurar as circunstâncias do ocorrido e identificar a autoria do crime”, comunicou a Polícia Civil, segundo o jornal O Dia.

Da Redfação – WS

Fonte: Câmara dos Deputados

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Rombo de R$ 41 bilhões nas contas públicas em fevereiro foi o maior e o pior de toda história
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA