O vereador Eduardo Magalhães (Republicanos), foi homenageado nesta quinta-feira (28), na Câmara de Cuiabá, com a camiseta autografada por capoeiristas que marcaram presença na comemoração do 1º ano da implementação da “Lei do Dia do Capoeirista Cuiabano”, comemorado em 24 de outubro.
Na tribuna da Camâra de Cuiabá, mestre Flexa e a historiadora Adineia Leme discursaram sobre a importância do esporte na formação do cidadão, e na cultura da capital.
“Falar de capoeira, é combater o desconhecido, muitos pensam que o esporte surgiu no exterior, mas é um esporte brasileiro. Capoeira vai além do esporte, é arte, é cultura, é dança, resistência, é reconhecimento”, afirmou Flexa.
Também marcaram presença da homenagem os mestres Sombra, Tabajara e Ricardo Damasceno (Integridade), e o capoeirista Christopher Barros.
Uma réplica da camiseta vai ser exposta no Museu de Imagem e Som de Cuiabá (Misc).
*Dia do Capoeirista Cuiabano*
O Dia do Capoeirista Cuiabano será celebrado nesta quinta-feira (24), a partir das 18h, com o evento “Roda dos Pioneiros”, realizado na praça Clóvis Cardoso, localizada no bairro Goiabeiras, em Cuiabá.
A data é uma homenagem ao capoeirista Edmundo Souza, criador doprimeiro grupo de capoeira da capital mato-grossense, intitulado Grupo Iúna, turma precursora dos mestres Eron e Sombra.
Edmundo morreu em 24 de outubro de 2020 e a Federação Mato-grossense de Capoeira marcou a data para homenageá-lo.
Até que, em 2023, foi aprovado um projeto de lei na Câmara que institui o Dia do Capoeirista Cuiabano. A proposta é do vereador Eduardo Magalhães (Republicanos).