Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ

Política MT

Vereador Eduardo é homenageado com camiseta autografada por capoeiristas

Publicado em

O vereador Eduardo Magalhães (Republicanos), foi homenageado nesta quinta-feira (28), na Câmara de Cuiabá, com a camiseta autografada por capoeiristas que marcaram presença na comemoração do 1º ano da implementação da “Lei do Dia do Capoeirista Cuiabano”, comemorado em 24 de outubro.

Na tribuna da Camâra de Cuiabá, mestre Flexa e a historiadora Adineia Leme discursaram sobre a importância do esporte na formação do cidadão, e na cultura da capital.

“Falar de capoeira, é combater o desconhecido, muitos pensam que o esporte surgiu no exterior, mas é um esporte brasileiro. Capoeira vai além do esporte, é arte, é cultura, é dança, resistência, é reconhecimento”, afirmou Flexa.

Também marcaram presença da homenagem os mestres Sombra, Tabajara e Ricardo Damasceno (Integridade), e o capoeirista Christopher Barros.

Uma réplica da camiseta vai ser exposta no Museu de Imagem e Som de Cuiabá (Misc).

*Dia do Capoeirista Cuiabano*

O Dia do Capoeirista Cuiabano será celebrado nesta quinta-feira (24), a partir das 18h, com o evento “Roda dos Pioneiros”, realizado na praça Clóvis Cardoso, localizada no bairro Goiabeiras, em Cuiabá.

Leia Também:  Vereadora denuncia irregularidades em contrato da Educação; mais de R$ 3 mi

A data é uma homenagem ao capoeirista Edmundo Souza, criador doprimeiro grupo de capoeira da capital mato-grossense, intitulado Grupo Iúna, turma precursora dos mestres Eron e Sombra.

Edmundo morreu em 24 de outubro de 2020 e a Federação Mato-grossense de Capoeira marcou a data para homenageá-lo.

Até que, em 2023, foi aprovado um projeto de lei na Câmara que institui o Dia do Capoeirista Cuiabano. A proposta é do vereador Eduardo Magalhães (Republicanos).

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política MT

Diego apresenta projeto para melhorar rede elétrica em áreas rurais de Mato Grosso

Published

on

O deputado Diego Guimarães (Republicanos) apresentou, nesta quarta-feira (27), Projeto de Lei para instituir um programa de ampliação da rede elétrica trifásica nas áreas rurais de Mato Grosso (PL 1857/2024). A medida, destacou o parlamentar ao protocolar a proposta, visa fortalecer a infraestrutura elétrica assegurando assim o desenvolvimento econômico e social da agroindústria, da armazenagem e de pequenos e médios produtores rurais mato-grossenses.

O programa MT Trifásico será desenvolvido pelo Estado de Mato Grosso, o qual poderá atuar em parceria com as concessionárias de energia elétrica, Eletrobrás e demais empresas privadas ou públicas, e se incumbirá da execução das obras necessárias, incluindo a instalação da rede elétrica trifásica e as adequações necessárias nas áreas rurais.

A proposta foi inspirada em uma iniciativa semelhante implementada no Paraná. “Temos hoje uma demanda crescente por uma infraestrutura elétrica mais robusta e confiável, capaz de suportar a modernização das atividades produtivas no campo e, por isso, o Poder Público precisa agir no sentido de garantir o acesso a estas pessoas à uma rede que atenda a estes pedidos”, explicou o parlamentar.

Leia Também:  Deputados protagonizam discussão hilária sobre tempo de fala na Assembleia

No Paraná, o programa foi criado em 2019 e, em cinco anos, resultou na construção de 25 mil quilômetros de novas redes trifásicas e melhorias nos sistemas de automação da rede elétrica rural. “O trabalho realizado no Paraná se mostrou muito eficiente no sentido de levar energia para localidades que sofriam com a falta de infraestrutura. Podemos e devemos adaptar este programa para a nossa realidade e conseguirmos um sucesso semelhante”, destacou Diego.

Guimarães lembrou que a medida vai, com certeza, assegurar a geração de mais e melhores empregos no campo, uma vez que um dos reflexos da medida é justamente incluir pequenos e médios produtores em cadeias produtivas mais avançadas. “Hoje isso não ocorre porque estes produtores não conseguem acessar uma rede elétrica potente e confiável que permita a eles usarem equipamentos mais modernos, fazer uso de irrigação por meio de pivôs ou manter armazéns em funcionamento”.

A implementação do programa será realizada de forma gradual, de acordo com o planejamento técnico e financeiro, observando as prioridades definidas em função da demanda, viabilidade técnica e capacidade de atendimento. “Um outro ponto importante é que a proposta permite a criação de uma linha de financiamento especial para pequenos e médios produtores rurais, com condições facilitadas de crédito para o custeio da instalação das redes trifásicas em suas propriedades”, finalizou Diego.

Leia Também:  TCE apura suposta fraude de R$ 2 mi em guias de prefeitura

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA