Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ

Política MT

Diego apresenta projeto para melhorar rede elétrica em áreas rurais de Mato Grosso

Publicado em

O deputado Diego Guimarães (Republicanos) apresentou, nesta quarta-feira (27), Projeto de Lei para instituir um programa de ampliação da rede elétrica trifásica nas áreas rurais de Mato Grosso (PL 1857/2024). A medida, destacou o parlamentar ao protocolar a proposta, visa fortalecer a infraestrutura elétrica assegurando assim o desenvolvimento econômico e social da agroindústria, da armazenagem e de pequenos e médios produtores rurais mato-grossenses.

O programa MT Trifásico será desenvolvido pelo Estado de Mato Grosso, o qual poderá atuar em parceria com as concessionárias de energia elétrica, Eletrobrás e demais empresas privadas ou públicas, e se incumbirá da execução das obras necessárias, incluindo a instalação da rede elétrica trifásica e as adequações necessárias nas áreas rurais.

A proposta foi inspirada em uma iniciativa semelhante implementada no Paraná. “Temos hoje uma demanda crescente por uma infraestrutura elétrica mais robusta e confiável, capaz de suportar a modernização das atividades produtivas no campo e, por isso, o Poder Público precisa agir no sentido de garantir o acesso a estas pessoas à uma rede que atenda a estes pedidos”, explicou o parlamentar.

Leia Também:  Pesquisa revela Botelho como líder na corrida ao Alencastro

No Paraná, o programa foi criado em 2019 e, em cinco anos, resultou na construção de 25 mil quilômetros de novas redes trifásicas e melhorias nos sistemas de automação da rede elétrica rural. “O trabalho realizado no Paraná se mostrou muito eficiente no sentido de levar energia para localidades que sofriam com a falta de infraestrutura. Podemos e devemos adaptar este programa para a nossa realidade e conseguirmos um sucesso semelhante”, destacou Diego.

Guimarães lembrou que a medida vai, com certeza, assegurar a geração de mais e melhores empregos no campo, uma vez que um dos reflexos da medida é justamente incluir pequenos e médios produtores em cadeias produtivas mais avançadas. “Hoje isso não ocorre porque estes produtores não conseguem acessar uma rede elétrica potente e confiável que permita a eles usarem equipamentos mais modernos, fazer uso de irrigação por meio de pivôs ou manter armazéns em funcionamento”.

A implementação do programa será realizada de forma gradual, de acordo com o planejamento técnico e financeiro, observando as prioridades definidas em função da demanda, viabilidade técnica e capacidade de atendimento. “Um outro ponto importante é que a proposta permite a criação de uma linha de financiamento especial para pequenos e médios produtores rurais, com condições facilitadas de crédito para o custeio da instalação das redes trifásicas em suas propriedades”, finalizou Diego.

Leia Também:  Juiz nega pedido de vereadora para retirar do cargo controladora-geral de Cuiabá

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política MT

Deputada Gisela admite reeleição em 2026 e celebra vitória das mulheres em MT

Published

on

A deputada Gisela Simona(União Brasil) reafirmou esta semana que deverá buscar a reeleição no próximo pleito, em 2026. Seu posicionamento foi feito em entrevista à Radio Cultura, quando a parlamentar disse que sua decisão estaria pautada, principalmente, pela experiência que vem adquirindo neste um ano e oito meses na Câmara Federal e ainda nos resultados de sua atuação em favor de Mato Grosso.

“Acredito que com o conhecimento que a gente vem adquirindo na Câmara dos Deputados poderemos contribuir mais para Mato Grosso. Claro, estou em um lugar onde encontro pessoas experientes que já foram vereadores, prefeitos ou estão no segundo e terceiro mandatos como deputados, então sei que tenho muito a fazer e aprender. Até mesmo por isso meu projeto é a reeleição, como forma de garantir mais experiência política que resulte em ações em favor do Estado”.

A parlamentar – igualmente presidente do União Brasil, em Cuiabá -, também comentou o desempenho do partido neste último pleito, que manteve a lideranças entre as siglas com vitória em boa parte das prefeituras e câmaras municipais mato-grossenses, seguido pelo PL, MDB, PSB e Republicanos.

Leia Também:  Pesquisa revela Botelho como líder na corrida ao Alencastro

“Saimos maiores destas últimas eleições. Ganhamos 60 prefeituras, das 13 mulheres prefeitas dentro do estado, seis são do União Brasil, fizemos mais de 20 vice-prefeitos e mais de 300 vereadores”.

Ao não esquecer de celebrar o aumento da presença feminina na ambiência política. Em especial, a elevação de 21% nesta participação nas câmaras municipais de Mato Grosso, em relação ao número de mulheres eleitas na legislatura de 2020. Ressaltando o resultado histórico no número de vereadoras em Cuiabá, que pulou de duas participações registradas nas eleições de 2020, para oito em 2024

“Estou muito feliz, muito orgulhosa destas vitórias, pois enxergo estas conquistas como um marco social. Pois sabemos que elas não foram fáceis e quantos desafios estas mulheres precisaram enfrentar para equilibrar as responsabilidades familiares e profissionais, para hoje poder ocupar este espaço de poder”.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA