Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ

Política MT

Botelho destaca projeto para modernização de emendas finalista do Prêmio Unale

Publicado em

A gestão do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho, é marcada por ações que buscam eficiência e transparência nos serviços públicos. Na próxima semana, Botelho participa da 27ª Conferência Unale, no Rio de Janeiro, onde a ALMT concorre com dois projetos finalistas na 5ª edição do Prêmio Unale 2024, Assembleia Cidadã: Projeto de Modernização, Controle e Acompanhamento das Emendas Parlamentares e o Projeto Espaço de Identificação Infantil (emissão da Carteira de Identidade Nacional – CIN).

O modelo adotado pela ALMT para maior efetividade na execução de emendas parlamentares impositivas à Lei Orçamentária Anual (LOA) atraiu o interesse de outros Estados, por exemplo, Rio Grande do Norte, que conheceu o projeto in loco. “O trabalho que realizamos juntos, com dedicação e foco, tornou-se referência nacional. Nosso modelo de emendas impositivas garante que o dinheiro público chegue rapidamente onde deve estar: na vida da população. Esse sistema inspira outras assembleias adotarem práticas semelhantes”, comemorou Botelho.

Leia Também:  Projeto de deputado autoriza e define a prática da telessaúde em Mato Grosso

Na prática, o projeto otimizou a execução das emendas parlamentares. Segundo Janaina Polla, idealizadora do projeto, a implementação do modelo inovador é de quase 100%.

“Somos a primeira Assembleia a implementar esse trabalho. Já somos inspiração para outros parlamentos. Além disso, temos visitas agendadas de representantes das assembleias de Roraima e Sergipe para conhecerem o projeto”, destacou Polla.

Enquanto aguarda o próximo dia 5 de dezembro, quando os vencedores do prêmio serão anunciados, Botelho mantém a confiança de que deixará um legado importante como presidente da ALMT. A Assembleia já conquistou o Selo Diamante do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), alcançando a segunda posição no ranking de transparência entre as Assembleias Legislativas do país, com um índice de 95,25%.

“Esse reconhecimento é de todos nós! É por vocês, por Mato Grosso, que estamos fazendo história. Vamos com tudo para a Unale e mostrar a força do nosso Estado!”, celebrou Botelho. Ele também destacou o orgulho de concorrer com o Espaço Cidadania Kids, um ambiente lúdico criado para receber crianças durante a emissão de documentos.

Leia Também:  Servidores recebem capacitação sobre racismo no mês da Consciência Negra

Modernização – O Projeto de Modernização, Controle e Acompanhamento das Emendas Parlamentares foi iniciado em 7 de junho de 2021, por meio da Resolução nº 7.015/2021. O projeto é executado com orçamento próprio da ALMT e osetores responsáveis incluem a Secretaria Parlamentar da Mesa Diretora e a Consultoria Institucional de Acompanhamento Financeiro e Orçamentário, criada pela mesma Resolução.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política MT

Deputada Gisela admite reeleição em 2026 e celebra vitória das mulheres em MT

Published

on

A deputada Gisela Simona(União Brasil) reafirmou esta semana que deverá buscar a reeleição no próximo pleito, em 2026. Seu posicionamento foi feito em entrevista à Radio Cultura, quando a parlamentar disse que sua decisão estaria pautada, principalmente, pela experiência que vem adquirindo neste um ano e oito meses na Câmara Federal e ainda nos resultados de sua atuação em favor de Mato Grosso.

“Acredito que com o conhecimento que a gente vem adquirindo na Câmara dos Deputados poderemos contribuir mais para Mato Grosso. Claro, estou em um lugar onde encontro pessoas experientes que já foram vereadores, prefeitos ou estão no segundo e terceiro mandatos como deputados, então sei que tenho muito a fazer e aprender. Até mesmo por isso meu projeto é a reeleição, como forma de garantir mais experiência política que resulte em ações em favor do Estado”.

A parlamentar – igualmente presidente do União Brasil, em Cuiabá -, também comentou o desempenho do partido neste último pleito, que manteve a lideranças entre as siglas com vitória em boa parte das prefeituras e câmaras municipais mato-grossenses, seguido pelo PL, MDB, PSB e Republicanos.

Leia Também:  Janaina confirma ser pré-candidata ao Senado

“Saimos maiores destas últimas eleições. Ganhamos 60 prefeituras, das 13 mulheres prefeitas dentro do estado, seis são do União Brasil, fizemos mais de 20 vice-prefeitos e mais de 300 vereadores”.

Ao não esquecer de celebrar o aumento da presença feminina na ambiência política. Em especial, a elevação de 21% nesta participação nas câmaras municipais de Mato Grosso, em relação ao número de mulheres eleitas na legislatura de 2020. Ressaltando o resultado histórico no número de vereadoras em Cuiabá, que pulou de duas participações registradas nas eleições de 2020, para oito em 2024

“Estou muito feliz, muito orgulhosa destas vitórias, pois enxergo estas conquistas como um marco social. Pois sabemos que elas não foram fáceis e quantos desafios estas mulheres precisaram enfrentar para equilibrar as responsabilidades familiares e profissionais, para hoje poder ocupar este espaço de poder”.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA