Um avião com 60 passageiros caiu no rio Potomac, perto do Aeroporto Nacional Ronald Reagan, na noite desta quarta-feira, segundo informou o Departamento de Bombeiros e Emergências de Washington. A Administração Federal de Aviação disse que um voo da American Airlines de Wichita, Kansas, colidiu no ar com um helicóptero militar enquanto se aproximava do aeroporto. Vídeos nas redes sociais mostram o que seria o momento do impacto das aeronaves.
Equipes de bombeiros, emergência e polícia, juntamente com outras agências parceiras, estão envolvidas em uma operação de busca e resgate no rio. “Não há informações confirmadas sobre vítimas neste momento”, disseram as agências. O jato de voos regionais foi identificado como um Bombardier CRJ700, com 65 assentos. Segundo a CNN, havia 60 passageiros e quatro tripulantes a bordo. O helicóptero envolvido era um Sikorsky H-60, de acordo com a FAA.
Segundo um oficial do Exército, o helicóptero Black Hawk estava voando com uma tripulação de três pessoas, e não havia oficiais seniores a bordo.Todas as decolagens e aterrissagens foram interrompidas no aeroporto, enquanto o pessoal de emergência respondia a um “incidente de aeronave”, divulgou o aeroporto, em um comunicado.
A preocupação das equipes de resgate é em localizar rapidamente sobreviventes que estejam na água. “Espera-se que as temperaturas caiam abaixo de zero na área de Washington, nesta noite”, disse o Serviço Nacional de Meteorologia. A hipotermia pode ocorrer entre 20min a 30 min em água fria, de acordo com o serviço meteorológico.
O último acidente fatal envolvendo uma companhia aérea comercial dos EUA foi o voo 3407 da Colgan Air, que caiu perto de Buffalo, matando 50 pessoas, em 12 de fevereiro de 2009. Já o acidente mais recente da American Airlines foi em novembro de 2001, quando um grande avião caiu no bairro de Belle Harbor, no Queens, matando 251 passageiros.