Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Mutirão Eleitoral retorna ao Pedra 90, em Cuiabá, para ampliar cadastramento biométrico

Publicado em

A Justiça Eleitoral está de volta ao Pedra 90, uma das regiões mais populosas do Grande Coxipó, para a coleta biométrica de eleitores. O bairro recebe o mutirão eleitoral, que será realizado nas dependências da Escola Estadual Integral Professor “Rafael Rueda”. Os atendimentos ocorrerão na quinta (2) e sexta-feira (3), das 8h às 13h, e no sábado (4), das 8h ao meio-dia. A unidade escolar está localizada na terceira etapa do Pedra 90, na Avenida Integração, nº 801.

A finalidade principal é o cadastramento biométrico, mas também serão oferecidos serviços como alistamento (primeiro título), revisão, transferência, mudança de domicílio, emissão de segunda via do título de eleitor e guia de recolhimento para pagamento de multas. A ação integra a campanha Biometria 100%, coordenada pela Corregedoria Regional Eleitoral de Mato Grosso (CRE-MT), que tem como meta alcançar, ainda neste ano, pelo menos 98% de cadastramento biométrico no Estado.

O bairro é atendido pela 55ª Zona Eleitoral, assim como os bairros Pascoal Ramos, Nova Esperança, Jardim Industriário e São Sebastião, além de loteamentos como Residencial Flor de Liz, Vista da Chapada, Jardim São Paulo, Residencial Sonho Meu e Condomínio Villagio Bela Pietra. A escola foi escolhida pela localização privilegiada, centralizada e capaz de atender não apenas os moradores do bairro, mas também eleitores da região do Cinturão Verde, que enfrentam dificuldades devido à distância de cerca de 15 km até o centro de Cuiabá.

Leia Também:  Atletas de Mato Grosso competem no sábado (3) em evento realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro

Pedra 90

O Pedra 90 surgiu em 1994, como consequência de uma desapropriação ocorrida no Parque Cuiabá. As três primeiras etapas do bairro (Voluntários da Pátria) concentram atualmente cerca de 30 mil habitantes. Considerando os 10 bairros que compõem o polo, a população chega a 55 mil pessoas. Os dados são da União Coxipoense de Associação de Moradores (UCAM), que reúne 115 comunidades associadas.

Estrutura de atendimento

O cartório eleitoral da 55ª ZE levará para o bairro toda a estrutura necessária ao cadastramento biométrico. Serão oito servidores da Justiça Eleitoral e oito kits biométricos. Cada kit é composto por computador portátil, scanner para coleta digital, câmera, pad para assinatura e cases para ambientação e transporte dos equipamentos, padronizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com isso, eleitoras e eleitores terão acesso a praticamente todos os serviços oferecidos no cartório, mas com a vantagem de economizar tempo e dinheiro com deslocamentos. Segundo dados da Justiça Eleitoral, o Pedra 90 possui 15.788 eleitores, dos quais 13.199 (87%) já realizaram a biometria, enquanto 1.979 (13%) ainda não.

Orientações

Para ser atendido, basta levar documento oficial com foto e comprovante de endereço atualizado, que podem ser apresentados em versão física ou digital. No mutirão, o eleitor ou a eleitora já sai com o título em mãos e recebe orientação para baixar o título digital (com foto) por meio do aplicativo e-Título.

Leia Também:  Seduc lança manual orientativo para Jogos Olímpicos da Rede Estadual de Ensino

Biometria

A biometria é um processo de identificação por meio das impressões digitais, coletadas e armazenadas pela Justiça Eleitoral. É pessoal e intransferível, garantindo que cada eleitor vote apenas uma vez e evitando que alguém se passe por outra pessoa no momento da votação.

No dia da eleição, o eleitor coloca o dedo no leitor biométrico para confirmar sua identidade e, em seguida, é liberado para votar na urna eletrônica. Além das digitais, o cadastro biométrico atualiza outros dados pessoais e a foto do eleitor, aumentando a segurança e reduzindo fraudes, como o voto múltiplo ou o uso de títulos de terceiros.

A biometria eleitoral representa um avanço tecnológico que fortalece a segurança, a confiabilidade e a inclusão no processo de votação. Ela impede duplicidade no cadastro, assegura a autenticidade do eleitor, garante agilidade na identificação, reduz filas, otimiza o tempo de votação, promove acessibilidade e aumenta a confiabilidade dos resultados das eleições.

Jornalista: Anderson Pinho

#PraTodosVerem – A imagem mostra um mutirão de atendimento da Justiça Eleitoral nas dependências da Escola Estadual Integral Professor “Rafael Rueda”. Servidores e servidoras trabalham em computadores e equipamentos de biometria para atender eleitores, enquanto pessoas aguardam e participam do processo de registro. Ao fundo, é possível ver cadeiras organizadas, iluminação profissional e a estrutura preparada para coleta de dados e fotografias.

Fonte: TRE – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Pioneiro de Brasnorte, eleitor de 101 anos faz biometria para votar em 2026

Published

on

Lúcido, gozando de boa saúde e em pleno exercício da cidadania. Essa foi a impressão causada pelo sitiante aposentado Manoel Inácio Nunes, de 101 anos, catarinense de nascimento, mas mato-grossense de coração. Ele procurou o cartório da 56ª Zona Eleitoral, com sede em Brasnorte (a 589 km de Cuiabá), nesta quarta-feira (5) pela manhã, acompanhado da filha, a autônoma Maurina Nunes Ferreira, de 57 anos, para fazer o cadastramento biométrico. 

“Eu sempre trabalhei e votei e, por mim, continuaria trabalhando e votando, não fosse o problema na vista”, afirma o eleitor experiente, que apesar de ser uma pessoa de vida ativa e ter condição física, foi acometido pela baixa visão em virtude do glaucoma. Ele é um dos primeiros moradores de Brasnorte, estava sem votar desde 2002, quando tinha 78 anos. A coleta biométrica já garante a ele o direito de votar em 2026, mesmo sem ser obrigado. É que pela legislação brasileira, o voto é facultativo para quem tem mais de 70 anos e menos de 18 anos. 

“Não fosse por isso, estaria votando e trabalhando. A gente sabe que se ele estivesse com a visão em ordem não ficaria parado. Por isso a gente deixa que votar ou não seja uma escolha dele”, conta Maurina, que se mudou de Vilhena, em Rondônia, para Brasnorte, especialmente para viver e cuidar do pai. O homem centenário é um dos pioneiros da cidade, tendo exercido atividades com serraria e pousada no município. Manoel é pai de 11 filhos, dos quais três são falecidos. 

Leia Também:  Seduc lança manual orientativo para Jogos Olímpicos da Rede Estadual de Ensino

“É um privilégio atender uma pessoa com a história e a postura do senhor Manoel. Ele tem o direito, mas não tem a obrigação de votar e, mesmo assim, veio aqui regularizar a situação. Que ele possa ser uma inspiração para muitos jovens eleitores que ainda não fizeram o alistamento eleitoral ou aqueles que não fizeram a biometria”, disse a servidora do cartório da 56ª Zona Eleitoral, Leane Maria Wagner.

Pioneiro de Brasnorte, eleitor de 101 anos faz biometria para votar em 2026 2

O cartório eleitoral oferece todos os serviços da Justiça Eleitoral como o cadastramento biométrico, alistamento eleitoral (primeiro título), revisão de dados cadastrais, transferência de domicílio, emissão de segunda via e de guia para recolhimento de multa eleitoral. Para ser atendido, basta apresentar um documento oficial com foto, físico ou digital. O eleitor ou a eleitora deixa o local com o título em mãos e recebe orientação para baixar o título de eleitor digital (com foto), por meio do aplicativo e-Título. 

Em casos de transferência ou mudança de domicílio, é necessário apresentar um comprovante de endereço. Qualquer eleitor ou eleitora pode ser atendido em mutirões ou ações da Justiça Eleitoral em qualquer parte de Mato Grosso — não é necessário votar no local ou residir na cidade onde a ação é realizada. 

O cartório eleitoral de Brasnorte funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30 e está localizado na Rua Cáceres, 350, Centro, 78350-000. 

Leia Também:  Seduc intensifica ações de gestão e acompanhamento do Saeb 2025

Panorama eleitoral 

Em Brasnorte, o índice de cobertura biométrica é de 74,80%, o equivalente a um eleitorado de 9.189, dentro de um universo de 102.284 pessoas aptas a votar no município. Ainda faltam fazer o cadastramento biométrico de um público 3.095 pessoas, o correspondente a 25,20%.  

Biometria 

A biometria é um processo de identificação por meio das impressões digitais, coletadas e armazenadas pela Justiça Eleitoral. É pessoal e intransferível, garantindo que cada eleitor vote apenas uma vez e evitando que alguém se passe por outra pessoa no momento da votação. 

A biometria eleitoral representa um avanço tecnológico que fortalece a segurança e a inclusão no processo de votação. Ela impede a duplicidade de cadastros, assegura a autenticidade do eleitor, garante agilidade na identificação, reduz filas, otimiza o tempo de votação, promove acessibilidade e aumenta a confiabilidade dos resultados das eleições. 

Jornalista: Anderson Pinho 

#PraTodosVerem – A imagem mostra um homem idoso de pele clara e cabelos grisalhos, vestindo uma camisa social clara, sentado e olhando para a frente. Ele está posicionado em frente a um equipamento com lentes e luzes, que parece ser usado para captação de imagem ou dados biométricos. Uma mulher sorridente, com óculos e uma blusa colorida, está à esquerda dele, possivelmente auxiliando no processo.

Fonte: TRE – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA