Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Estudantes da rede pública ou bolsista integral em escola privada já podem pedir isenção da taxa do Enem

Publicado em

Estudantes da rede estadual que estão concluindo o Ensino Médio ou a Educação de Jovens e Adultos (EJA) já podem pedir a isenção da taxa de inscrição para o Enem 2025. O prazo iniciou nesta segunda-feira (14) e vai até o dia 25 de abril.

Entre os critérios para a isenção, o estudante terá que ter feito todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada.

Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica com registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou participantes do programa Pé-de-Meia, do MEC, também se enquadram nos requisitos.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) observa que, independente do pedido de isenção, o estudante precisará fazer a inscrição para o Enem. Além disso, o candidato deve ficar atento às datas e aos documentos necessários para garantir a participação no processo.

O resultado do pedido de isenção será publicado no dia 12 de maio. Em caso de negativa, de 12 a 16 de maio o candidato poderá solicitar recurso. A divulgação final estará disponível no dia 22.

Leia Também:  Inscrições do concurso da Seduc para professores vão até 23 de outubro

Justificativa de ausência

No mesmo período, o estudante também deve justificar a sua ausência no Enem 2024. Quem não compareceu aos dois dias de Enem no ano passado, precisa justificar caso queira participar da edição de 2025 gratuitamente. O prazo para realizar esse procedimento também será de 14 a 25 de abril.

Pré-Enem Digital MT

Na rede estadual de ensino, já passam de 25 mil estudantes inscritos para participar do Pré-Enem Digit@l MT, realizado pelo Governo de Mato Grosso. As aulas ocorrem tanto presenciais como online, com suporte da plataforma da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH), além de outras plataformas parceiras, com acompanhamento de professores da Rede Estadual selecionados para atuarem no projeto.

Assim como os outros anos, o Pré-Enem Digit@l MT terá simulados, aulões antes da prova do Enem, que ainda não tem data divulgada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Outras novidades da edição 2025 do Pré-Enem Digit@l MT são as pílulas de conhecimento (dicas ENEM), fato ou fake (a verdade pela Ciência), jogos, oficinas de redação e entre outras ações que serão realizadas paralelamente às aulas regulares, não interferindo na rotina da escola.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros combate 44 incêndios florestais nesta quinta-feira (05)

Cada estudante inscrito receberá material específico contendo exercícios e simulados para utilizar durante os meses de curso, que vai de abril a novembro deste ano.

As atividades do Pré-Enem Digit@l MT estão sendo desenvolvidas em 13 municípios polo: Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Cuiabá, Diamantino, Juína, Matupá, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Fapemat abre inscrições para 1ª capacitação em divulgação científica

Published

on

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) abriu as inscrições para a 1ª Capacitação sobre Divulgação Científica, que será realizada em 18 de novembro, das 8h às 12h, no Musear da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá.

A atividade integra as ações voltadas à popularização da ciência no Estado. Os editais da fundação destinam, de forma contínua, pelo menos 5% do valor aprovado dos projetos para iniciativas de divulgação dos resultados das pesquisas à sociedade. Essa capacitação é mais uma ferramenta que vai somar nas ações em prol dos resultados de projetos de pesquisas, orientando pesquisadores no uso de linguagem simples como estratégia de comunicação com públicos não especializados.

O encontro terá participação da convidada, doutora Ana Valéria, educadora, filósofa, professora da Universidade de Brasília (UnB) e referência em divulgação científica na linguagem simples. Ela irá apresentar métodos e práticas aplicadas na área. Após a capacitação, haverá apresentação de resultados de pesquisas desenvolvidas no âmbito da Iniciativa Amazônia +10, em sintonia com a agenda da COP30.

Leia Também:  Primeira-dama de MT recebe Medalha de Mérito das Forças do Brasil por trabalho voluntário e dedicação social

Pesquisadores de Mato Grosso podem se inscrever pelo formulário disponível no link abaixo. A fundação destaca que o evento é direcionado à comunidade científica interessada em aprimorar ações de divulgação de suas pesquisas. As inscrições se encerram no dia 14 de novembro.

Inscrições: https://forms.gle/hEQRAtZhq1DT6Jdp9

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA