ECONOMIA
Com extensa programação, 2ª Semana da Agroecologia mostra a força da agricultura familiar e camponesa em MT

A agroecologia integra a produção de alimentos saudáveis, livre de agrotóxicos, por meio de práticas ecológicas, respeitando os ecossistemas e promovendo a biodiversidade
Com o tema “Saúde e bem viver no campo e na cidade”, a 2ª Semana da Agroecologia, que acontece entre os dias 03 e 06 de dezembro em Cuiabá, terá uma programação recheada com oficinas, Feira Estadual da Reforma Agrária, troca de sementes crioulas, apresentações artísticas, exibição de filmes, rodas de conversa, entre outras atividades.
A agroecologia tem se consolidado como único modelo viável para a agricultura no Brasil, promovendo a sustentabilidade e a inclusão social, especialmente na agricultura familiar. Em Mato Grosso, apesar da predominância do agronegócio, a agroecologia vem conquistando espaço e resistindo nos territórios, com práticas e manejos diferenciados que geram autonomia aos agricultores e a partir de organização e mobilização entre as comunidades e movimentos sociais.
Durante cinco dias, a população poderá conhecer um pouco desse universo, que integra a produção de alimentos saudáveis, livre de agrotóxicos, por meio de práticas ecológicas, respeitando os ecossistemas e promovendo a biodiversidade. O evento terá a participação de lideranças e organizações do movimento agroecológico, de diversas regiões de Mato Grosso.
Serão aproximadamente 200 participantes, entre agricultores, estudantes, quilombolas, indígenas, povos e comunidades tradicionais, assentados da reforma agrária, professores e pesquisadores. “É uma construção com bastante representatividade das populações de Mato Grosso que desenvolvem experiências agroecológicas, que lutam pela agroecologia, desde movimentos sociais, organizações da sociedade civil, assim como instituições públicas”, explica Valdeir Souza, da direção estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST/MT) e membro da organização do evento.
Para Herman Oliveira, um dos coordenadores do projeto, um dos principais objetivos do evento é dar visibilidade ao tema, aos protagonistas envolvidos e mostrar a força da agroecologia. A mobilização visa envolver a sociedade da capital e fortalecer a agroecologia, buscando principalmente maior estruturação e incentivo às políticas públicas voltadas à agroecologia em Mato Grosso.
“É um momento de mostrar para a sociedade que não existe só o agronegócio. Existem centenas de práticas em todo o estado, de produção de comida de verdade, sem veneno. Existe esse caminho de produção, que ao mesmo tempo se propõe à manutenção sustentável dos ecossistemas, e também possibilita a geração e distribuição de renda, e a manutenção da saúde da população, com comida de qualidade e com um preço justo”, sintetiza Oliveira.
A 2ª Semana da Agroecologia é construída via governança coletiva, envolvendo mais de 30 organizações da sociedade civil e instituições públicas. O evento é realizado pelo Instituto Caracol, viabilizado pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF), e conta com recursos da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Lúdio Cabral. Já a Feira Estadual da Reforma Agrária, que também integra a programação, faz parte da Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária da UFMT, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.
Mais informações podem ser obtidas via conta da 2ª Semana da Agroecologia no Instagram:
https://www.instagram.com/semanadaagroecologia/
CIDADES
Escritórios Verdes da JBS impulsionam regularização ambiental em 2 mil propriedades de MT
Published
3 semanas atráson
06/03/2025 17:21:14
Iniciativa da JBS oferece assistência técnica gratuita a produtores rurais para garantir rastreabilidade e sustentabilidade
Mato Grosso, 06 de março de 2025 – Mato Grosso tem avançado na regularização ambiental por meio dos Escritórios Verdes, iniciativa da JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, que oferece assistência técnica gratuita a produtores rurais. No estado, foram desenvolvidos 111 projetos de regularização ambiental, resultando na recomposição de 935 hectares de vegetação nativa. Além disso, 2.068 propriedades foram regularizadas com apoio direto dos Escritórios Verdes desde 2021, quando a iniciativa foi colocada em prática.
No Brasil, o programa já beneficiou mais de 15 mil propriedades desde seu lançamento em 2021, e recuperou mais de 6 mil hectares, o equivalente a 8 mil campos de futebol. Apenas em 2024, foram realizados 199 projetos de regularização, contribuindo para a recomposição de 4.153,5 hectares de vegetação nativa.
Além das 20 unidades distribuídas por todo o Brasil, incluindo Alta Floresta, Pontes e Lacerda, Diamantino, Confresa, Juara e Barra do Garças, em MT, com estruturas compostas de analistas que recebem o produtor, coletam as informações da propriedade e encaminham as soluções de forma personalizada, no ano passado também foi lançado o Escritório Verde Virtual. A iniciativa tem o intuito de expandir o serviço a produtores de todo o país, disponível por e-mail, telefone e WhatsApp. Por meio eletrônico é possível filtrar e classificar as demandas para providenciar as ações com os produtores. Até hoje, são cerca de 1.220 interações pelo Escritório Verde Virtual.
“Os produtores precisam estar no centro das conversas quando o assunto são as melhores práticas no campo. E priorizar iniciativas que possam ajudá-los em seu dia a dia é fundamental para toda a cadeia produtiva e deve ser meta das organizações. Por isso, ficamos satisfeitos ao observar a adesão cada vez maior dos pecuaristas aos Escritórios Verdes”, afirmou Liège Correia, diretora de Sustentabilidade da JBS Brasil.
Também no ano passado a Companhia iniciou a operação de seu hub de prestação de serviços socioambientais a pequenos produtores, os Escritórios Verdes 2.0. Após triagem inicial, há o encaminhamento do produtor para uma destas três frentes, todas de forma gratuita: Escritório Verde Ambiental, para regularização ambiental e reinserção de fazendas na cadeia produtiva; Escritório Verde Assistência Técnica, para apoio à melhoria da produtividade do solo, com a recuperação de pastagens quando a situação exige; melhoria na oferta e qualidade da água, com ações de proteção e recuperação de nascentes; e consultoria para práticas de produção sustentável com o objetivo de maior rentabilidade e mais qualidade de vida do produtor familiar; e Escritório Verde Assistência Gerencial, que fornece capacitação e ferramentas que visam melhoria na gestão para produtores aperfeiçoarem a administração de suas propriedades.
Rastreabilidade
Ao todo, somente no ano passado foram 6.887 propriedades regularizadas, e 1.311 fazendas que receberam assistência técnica (852) ou gerencial (459). O time de extensão rural fez mais de 4.700 visitas a agricultores familiares. Foram coletadas e analisadas mais de 600 amostras de solo.
Além do bem-sucedido trabalho realizado pelos Escritórios Verdes, a JBS também contou com a ferramenta Cowbot e a Plataforma Pecuária Transparente (PPT) para apoiar os pecuaristas. Todas as iniciativas, juntas, resultaram em mais de 26.780 atendimentos aos produtores em 2024. Foi possível, ainda, alcançar a meta de processamento registrada na plataforma – o objetivo era chegar a 78% do número de animais processados em todas as unidades da Friboi em 2023, mas o ano passado terminou com volume equivalente a 80,72%.
Houve ainda 17.377 análises geradas pela ferramenta Cowbot, criada em 2024. Esse número foi alcançado somente no segundo semestre do ano, quando a ferramenta foi lançada. O recurso permite uma consulta anterior à negociação, contribuindo com a rastreabilidade da cadeia de fornecimento de terceiros. Por meio de um chat, a Companhia oferece gratuitamente as mesmas informações utilizadas para monitorar sua cadeia de fornecimento. Para isso, basta que o usuário compartilhe com o bot os dados de geolocalização ou número de CAR da propriedade com a qual está negociando.
“Esses números indicam que estamos no caminho certo. Os produtores têm suas demandas e precisam ser atendidos, independentemente do canal, para que tenhamos um modelo de produção cada vez mais sustentável. Ficamos entusiasmados por poder colaborar com os produtores”, afirmou Fábio Dias, diretor de Pecuária Sustentável da Friboi e líder de Agricultura Regenerativa da JBS Brasil.
Recentemente os Escritórios Verdes passaram a integrar um conjunto de iniciativas que buscam a evolução da agropecuária do estado do Pará e que são apoiadas pela JBS. Em janeiro de 2025, a companhia, junto com parceiros, anunciou a doação de 3 milhões de tags para o rastreamento de rebanhos no estado. A JBS ainda apoiou a criação de um programa de treinamento de operadores de rastreabilidade, necessários para realizar corretamente a leitura dos tags nas fazendas, nas fábricas e nos demais pontos de trânsito dos animais. O programa também engloba assistência técnica e requalificação dos produtores rurais, por meio dos Escritórios Verdes.
Presença no Estado
A JBS e suas cadeias produtivas movimentaram, em 2020, o equivalente a 2,93% do PIB (Produto Interno Bruto) de Mato Grosso e contribuíram, em 2021, para a geração de 7,2% dos empregos do estado. Os dados são do levantamento produzido pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
Em números totais, o impacto da JBS no PIB mato-grossense foi de R$16,57 bilhões, com valor adicionado de R$5,2 bilhões. Em 2021, a companhia gerou 131.274 empregos diretos, indiretos e induzidos no estado. A JBS está presente em 16 municípios mato-grossenses, com forte atuação nas indústrias de bovinos, aves, biodiesel, couros e alimentos preparados, além de outras atividades como confinamento de gado, transporte e geração de valor agregado.
Sobre a JBS
A JBS é uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Com uma plataforma diversificada por tipos de produtos (aves, suínos, bovinos e ovinos, além de plant-based), a Companhia conta com mais de 270 mil colaboradores, em unidades de produção e escritórios em países como Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, entre outros. No Brasil, a JBS é uma das maiores empregadoras do país, com 158 mil colaboradores. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre muitas outras, que chegam todos os dias às mesas de consumidores em 190 países. A empresa investe em negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transportes, com foco na economia circular. A JBS conduz suas operações priorizando a alta qualidade e a segurança dos alimentos e adota as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal em toda sua cadeia de valor, com o propósito de alimentar pessoas ao redor do mundo de maneira cada vez mais sustentável.

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