Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

Vereadores ofereciam água em troca de votos em VG, diz PF

Publicado em

Os vereadores investigados na Operação Escambo, deflagrada pela Polícia Federal nesta terça-feira (11) ofereciam água, dinheiro e óleo diesel para a compra de votos em Várzea Grande. Os crimes eleitorais teriam ocorrido nas eleições de 2024 e as apurações começaram no dia da votação, 6 de outubro.

A água é item valioso na cidade, que padece há décadas com a falta de abastecimento. Moradores relatam até semanas sem o fornecimento regular. Quando a água não chega na torneira, as pessoas precisam comprar ou pedir ao Departamento de Água e Esgoto (DAE) o caminhão-pipa.

 

Segundo a PF, a investigação teve início em 06/10/2024, dia do pleito eleitoral, quando dois indivíduos foram presos em flagrante pela prática do crime de captação ilícita de sufrágio (compra de votos).

Nos meses de apuração, os policiais identificaram que dois parlamentares foram beneficiados pela compra de votos. Os suspeitos se utilizavam de promessas de pagamento em dinheiro e até mesmo fornecimento de água, óleo diesel e outros benefícios em troca de votos.

Leia Também:  Motociclista fica gravemente ferido em colisão com poste em Várzea Grande

Conforme apurado, os vereadores alvos são Feitoza (PSB) e Adilsinho (Republicanos).

Confirmada a autoria dos crimes, os responsáveis poderão responder pelos crimes de captação ilícita de sufrágio e associação criminosa, cujas penas podem chegar até sete anos de reclusão.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política MT

Prefeita anuncia 3 novos secretários em VG; um é ex da gestão Emanuel

Published

on

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), e vice-prefeito Tião da Zaeli (PL), anunciaram três novos secretários de Administração, Antônio Roberto Pôssas de Carvalho, Gestão Fazendária, Marcos José da Silva, e Educação com Cleiton Marino Santana.   Pôssas de Carvalho foi secretário de Fazenda da gestão Emanuel Pinheiro (MDB), criticado pelo Partido Liberal (PL) até hoje.

 

Já Marcos José da Silva fez acordo de não persecução penal (ANNP) com o Ministério Público (MPMT) para evitar ser processado, sob acusação de ter atuado como o líder do esquema de corrupção operado através da Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (Faesp), durante a Operação Convescote de 2017.

 

As trocas são mais uma etapa do acordo armistício entre Moretti e Zaeli, que retomaram as relações após quase um rompimento definitivo. Com isso, já são 9 trocas no secretaria em pouco mais de 100 dias. Antônio Roberto Pôssas de Carvalho assume no lugar de Anilton Novais, que estava no cargo após a saída de Nadir Martins Araújo em março.

Leia Também:  CRM-MT constata problemas graves em fiscalização ao PS de Várzea Grande

 

Já Marcos José da Silva assume no lugar de José Francisco Mazzuco Júnior. Marcos José está lotado no Tribunal de Contas do Estado (TCE), onde atuou como secretário-executivo de Administração e atualmente comandava a Escola Superior de Contas.

 

Cleiton Marino Santana é servidor da secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Seciteci) e atuava como diretor da Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Cuiabá.   Ele assumiu após a saída do padre Edson Sestari, que deixou a pasta mesmo com o apoio da maioria dos diretores das escolas municipais de Várzea Grande.

 

As nomeações dos dois novos secretários ocorrem após Tião da Zaeli decidir trocar as duas pastas, conforme acordado com a prefeita após a crise interna do mês passado entre os dois.   Com isso Tião passar a controlar as duas pastas com as suas indicações, além do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG).

 

Ao todo, a gestão Moretti e Zaeli já trocaram 9 secretários desde o início da gestão. Antes saíram a Nadir Martins Araújo (Administração), Carlos Alberto (Assuntos Estratégicos), Bispo Duarte (Assistência Social), Gerson Ronei Scarton Junior (Serviços Públicos), Samir Katumata (Desenvolvimento Econômico) e Maira Rosine toledo Rosa Ribeiro (Previvag).

Leia Também:  Motociclista fica gravemente ferido em colisão com poste em Várzea Grande

 

No caso de Carlos Alberto, esposo da prefeita Moretti, a troca ocorreu por conta da aprovação do projeto de lei que exige diploma de nível superior para ocupar cargos de secretário municipal.  Já Bispo Duarte deixou o cargo após ser alvo da Polícia Federal em uma investigação envolvendo possíveis crimes eleitorais.

 

Samir Katumata deixou a pasta para assumir a vaga de vereador, já que Lucas do Chapéu do Sol assumiu a secretaria de Serviços Urbanos.

(Gazeta Digital)

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA