Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ

Várzea Grande

“Vamos rodar Várzea Grande apresentando nossa produção”, anunciou Flávia Moretti

Publicado em

A partir desse ano, a ‘feirinha da prefeitura’ ganha posição de destaque entre as ações do município e será realizada de maneira itinerante, chegando a todas as regiões da cidade

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), abriu nesta manhã (6), a primeira edição da Feira da Família, a Feira FAM, que passa ser realizada na praça central do Paço Municipal Couto Magalhães, ganhando destaque, visibilidade e importância que sempre mereceu. “A nossa feira não será mais escondida e vamos levá-la para toda Várzea Grande”, anunciou.

A feira é uma realização da secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável. A Feira FAM acontecerá sempre na primeira quinta-feira do mês, das 8h às 18h.

Como explicou, na sua gestão, a feira terá maior abrangência e maior participação de pequenos agricultores, microempreendedores e artesãos. “A gente precisa dar visibilidade ao que produzimos, precisar valorizar quem produz e nossa feira ganha essa caraterística a partir de agora. Já ouvi muito produtor nosso dizer que tinha que ir para Cuiabá comercializar sua produção e participar de feiras na capital”.

Como gosta de frisar: “Pensar Várzea Grande, grande”, a prefeita anunciou ainda que a meta é transformar a feira em um ponto de encontro para formalização de negócios, como por exemplo, de compra e venda de maquinário destinado à agricultura familiar. “Um showroom para facilitar o acesso às tecnologias, aos financiamentos e ao conhecimento”.

Leia Também:  Prefeita participa do início das atividades do Centro de Convivência e anuncia parceiras para ampliar atendimento

Conforme a prefeita Flávia Moretti, a feira atende às demandas dos pequenos produtores rurais, consolidando-se como um importante espaço de comercialização e fomento da economia local. “Os nossos produtores merecem esse espaço e muito mais. Nossa gestão está comprometida com o desenvolvimento da agricultura familiar. Convido todos os várzea-grandenses a conhecer esses maravilhosos produtos”, relata Flávia.

Nessa primeira edição, 14 expositores estão participando, mas a meta da secretaria é chegar a 40 bancas na FAM mensal, que será no Paço Municipal.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Costa Amorim, destaca que há produtores de todas regiões do município e que futuramente pretende realizar a Feira da Família também em outros pontos do nosso município.

“Aqui, o produtor pode fazer a venda direta do seu produto. A nossa secretaria e prefeita fizeram o compromisso e irão cumprir, que é o de fomentar a agricultura familiar dentro do nosso município. Também pretendemos ampliar os serviços desta feira, aumentar o número de participantes, como também realizar feiras itinerantes em vários bairros como São Mateus, Jardim Glória e Cristo Rei”, disse Amorim. Como frisou, “a tendência da Feira FAM é só crescer”.

A primeira edição itinerante da Feira FAM será no bairro Marajoara, ao lado do campo, em data a ser definida, mas que será amplamente divulgada.

DIVERSIFICANDO – Além de produtos característicos das ‘feirinhas’, a prefeitura quer ampliar o mix de produtos e serviços ofertados à população e aos próprios feirantes. “Por que não trazer o vendedor de produtos de couro como cintos e botinas?”, exclamou o secretário Ricardo.

Leia Também:  Prefeitura de Várzea Grande inicia obras de acesso do Parque Tecnológico

Pensando em diversificar e otimizar o tempo dos produtores na cidade, a prefeitura quer trazer expositores de máquinas e equipamentos demandados no campo. “Essa uma ideia já cristalizada e que estamos articulando para que se concretize o mais breve possível”.

Moradora do bairro Marajoara, Mara Lúcia, participa da feira há um ano vendendo banana frita, amendoins, pipocas gourmet doces e salgadas, entre outros quitutes. Ela conta que havia feito o anúncio que estaria na feira nas redes sociais e sonhou com a prefeita provando seus produtos e viu sonho se realizar. “Estou muito realizada e feliz com tudo isso que está acontecendo. Aqui é um local seguro e muito harmonioso para realizar as nossas vendas. Parabenizo a prefeitura por toda a realização”, relata Mara.

As produtoras Altamira Martins Brandão e Carla Kenia Martins Brandão (mãe e filha), moradoras da região do Formigueiro, vendem mel e remédios naturais desde o início da feira. “Minha mãe sempre vendeu aqui. Hoje, ela também cuidará do almoço e eu vou ficar na banca. Aqui, é uma oportunidade boa de vender nossa produção e também dos moradores conhecerem mais de perto o trabalho da agricultura familiar”, disse Kenia.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Bairros contemplados pelo Acelera VG recebem diversos serviços da Prefeitura

Published

on

A segunda edição do Acelera VG será realizada na sexta-feira, dia 28, na rua Manoel José Campos, no bairro Construmat. Inúmeros serviços serão levados à população antes, durante e depois do evento

A Prefeitura de Várzea Grande já está presente nos bairros Construmat, Alameda, Altos da Bela Vista e circunvizinhos, realizando serviços de limpeza, manutenção na iluminação pública, poda de árvores e outros importantes serviços do projeto Acelera VG. A segunda edição do Acelera VG será realizada na sexta-feira, dia 28, na rua Manoel José Campos, no bairro Construmat.

Conforme a secretária de Assuntos Estratégicos, Ina de Maria, é fundamental que a Prefeitura de Várzea Grande continue estando cada vez mais próxima da população. “Não é somente no dia 28 que a Prefeitura estará aqui presente na região. Estamos encurtando a distância entre o Executivo e a população. Estamos promovendo o Acelera VG, justamente para agilizar o atendimento de demandas. Em breve, também estaremos em outros bairros, pois o Acelera VG é itinerante e foi criado justamente para ir a cada região da nossa cidade”.

Leia Também:  CEM realiza palestras e oferta meios para o efetivo planejamento familiar

O secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Lucas Ribeiro Ductievicz, relata que os bairros receberão o serviço de limpeza urbana durante toda a semana. “Estaremos passando com o cata-treco para recolher grandes entulhos e evitar o descarte de forma irregular, ou mesmo, que esses volumes que ficam amontoados nos quintais das casas, podendo se transformar em potenciais focos de doenças, possam ser recolhidos. Além disso, faremos limpeza de calçadas e outros serviços pertinentes a nossa Pasta. Estaremos aqui por diversos dias fazendo tudo que for necessário para atender as comunidades beneficiadas pelo Acelera VG”, disse Ductievicz.

No Acelera VG, estarão presentes a Secretaria Municipal de Saúde (com exames, aferimento de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação, emissão e atualização do cartão do Sistema Único de Saúde), o Procon-VG (atendimentos em defesa do consumidor), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (banco de empregos, elaboração de currículos, atendimento ao pequeno empresário), Secretaria de Meio Ambiente (feira da agricultura familiar e feira gastronômica), a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (massagem e alongamento), o governo de Mato Grosso com o ônibus do Hemocentro (doação de sangue), entre outros órgãos e instituições públicas municipais.

Leia Também:  3 mil famílias serão beneficiadas em Várzea Grande    

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA