Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ

Lucas do Rio Verde MT

Prefeituras de Lucas do Rio Verde e Passo Fundo firmam parceria estratégica em inovação

Publicado em

Durante o South Summit Brazil 2025, evento de inovação e tecnologia realizado em Porto Alegre, as prefeituras de Lucas do Rio Verde (MT) e de Passo Fundo (RS) oficializaram, no dia 10 de abril, um Protocolo de Intenções que marcou o início de uma cooperação estratégica voltada à inovação, ao desenvolvimento sustentável e à transformação digital dos governos municipais. A assinatura do acordo foi realizada por Welligton Souto, secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade de Lucas do Rio Verde, e Bárbara Fritzen, secretária de Inovação de Passo Fundo.

O protocolo estabelece uma aliança institucional entre os dois municípios, reconhecendo que o futuro das gestões públicas passa pela integração de boas práticas, pela construção de redes colaborativas e pelo investimento em inovação.

A parceria prevê ações conjuntas em diversas frentes, como: Compartilhamento de políticas públicas inovadoras; Integração de eventos e agendas institucionais; Apoio mútuo a startups, incluindo feiras de negócios e coworkings compartilhados; Intercâmbio de talentos, gestores públicos e experiências e Articulação de clusters estratégicos nos setores do agronegócio, tecnologia, saúde e educação.

Leia Também:  Lucas do Rio Verde se destaca na 7ª Semana Lixo Zero, em Cuiabá

De acordo com os secretários, a iniciativa tem como foco acelerar a modernização das administrações municipais, fomentar a troca de conhecimentos e atrair investimentos nacionais e internacionais com base em uma agenda comum de inovação.

O secretário Welligton Souto reforçou o compromisso conjunto: “Estamos formalizando um elo que vai além do papel. É um compromisso com o futuro das nossas cidades, com mais eficiência na gestão e mais oportunidades para empreendedores e talentos locais.”

“Acreditamos que a cooperação entre cidades inovadoras potencializa resultados concretos para os cidadãos. Este protocolo representa uma nova etapa de colaboração intermunicipal que poderá inspirar outras regiões do Brasil”, destacou Bárbara Fritzen, , secretária de Inovação de Passo Fundo.

Com vigência inicial de cinco anos, o protocolo poderá ser renovado pelas partes e será implementado por meio de projetos específicos, respeitando sempre a autonomia de cada município.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Lucas do Rio Verde MT

Lucas do Rio Verde é destaque em websérie sobre os cuidados com a hanseníase

Published

on

O município de Lucas do Rio Verde foi destaque no segundo episódio da websérie “O Cuidado em Hanseníase”, apresentado nesta quarta-feira (16). A iniciativa é da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso e Sociedade Brasileira de Hanseníase.

A série é transmitida ao vivo por meio do Canal da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, no YouTube. A proposta é promover a educação permanente dos profissionais de saúde.

Segundo a secretária de Saúde de Lucas do Rio Verde, Fernanda Heldt Ventura, a série é a oportunidade de debater o assunto, compartilhar os resultados dos trabalhos e aprender com as vivências dos outros municípios.

Ao longo de 2025, serão realizados seis episódios, o primeiro foi apresentado em janeiro. A websérie conta com a participação de especialistas, representantes de entidades, poder público e movimentos sociais.

“A gente faz parte de um grupo de especialistas, a gente troca experiências, temos acesso aos médicos que são referência no Brasil, que também são referência no mundo. Estamos próximos ao que há de melhor em conhecimento”.

Leia Também:  Prefeitura de Lucas do Rio Verde lança programação dos 21 dias de Ativismo

A médica ressaltou a importância da criação do Curso de Especialização em Hansenologia, parceria entre a Escola de Saúde Pública de Mato Grosso e a Sociedade Brasileira de Hanseníase, na luta contra a doença.

Fernanda Heldt Ventura, que já era especialista em Medicina de Família e Comunidade, fez parte da primeira turma em 2022. De acordo com ela, o conhecimento adquirido no curso, possibilitou formar novos profissionais da rede municipal de saúde.

“A gente conseguiu elaborar uma maneira de formar, de passar o conhecimento aos demais profissionais, que faz toda diferença no diagnóstico, acompanhamento e tratamento do paciente”.

Ainda dentro dos projetos liderados pela secretária, está a criação do Ambulatório Municipal de Hanseníase, que funcionará no Serviço de Atendimento Especializado (SAE). O espaço será referência para os casos com maior complexidade.

“A hanseníase é uma doença que não pode ser negligenciada. Em Lucas, a gente vem trabalhando de forma séria e vamos avançar muito mais. Tenho certeza, de que vamos chegar ao controle dessa doença”, finalizou a secretária.

Leia Também:  1º Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador será realizada na sexta-feira (14)

Escola de Saúde Pública MT – O Cuidado em Hanseníase

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA