Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ

CUIABÁ

Orgulho de ser cuiabana

Publicado em

Neste dia 8 de abril, Cuiabá faz 306 anos. Conhecida como uma das capitais mais hospitaleiras e calorosas do Brasil, esta é, orgulhosamente, a minha cidade. E ao me propor realizar um mergulho em sua história, é impossível não me colocar dentro de suas vivências e, assim, me lembrar de cada passo que me trouxe até aqui. De cada trajeto, dificuldades e vitórias que moldaram minha identidade, e construíram quem eu sou.

Uma cidade de um povo resiliente, de uma cuiabania que carrega a força de quem sempre soube se reinventar. Uma Cuiabá que bem para além de ser um ponto no mapa, é muito antes um sentimento, uma raiz que se espalha e resiste.

Assim, para mim, hoje, cuiabana de tchapa e cruz, celebrar mais de três séculos de história e de lutas é reconhecer a obstinação de uma população que vem sobrevivendo a gestões desastrosas como a última, que por dois mandatos no comando do Palácio Alencastro, realizou um perigoso apagamento de nossas raízes. Ao deixar abandonado nosso patrimônio histórico, jogando às traças muitos dos nossos bens materiais e imateriais, assim, invisibilizando nossas memórias. E, pior, sob um viés simpático e populista de ‘sentir um imenso amor por Cuiabá’.

Leia Também:  Prefeitura promove curso gratuito de panificação para mulheres

Mas ao largo deste abandono político tem uma cidade bem no coração do Brasil que carrega uma cuiabania orgulhosa, que conta a sua história na tradição da viola de cocho, do siriri e do cururu, das festas de São Benedito e do Bom Jesus, ou ainda na tradição das benzedeiras que protegem com suas rezas a nossa fé.

Que, igualmente, revela sua trajetória, por meio de sua culinária, conhecida como um das mais saborosas do Brasil como o seu pacu assado, sua mujica de pintado, ou a ventrecha de pacu. Além da Maria Isabel servida com farofa de banana, do arroz com pequi ou nosso furrundu.

Assim, hoje, ao celebrar o aniversário da minha cidade e de todos que aportaram aqui, tornando-a igualmente sua terra, renovo meu compromisso como cuiabana, servidora pública e deputada federal, de ser um instrumento capaz de ajudar a projetar um futuro, onde cada cuiabano tenha oportunidades e qualidade de vida. E lutar para que Cuiabá siga avançando, honrando sua história e construindo novos caminhos para as próximas gerações.

Leia Também:  Prefeito reforça protagonismo do agro em Cuiabá no lançamento da 57ª Expoagro

Gisela Simona é cuiabana, servidora pública e deputada federal.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Semana Municipal do Voleibol promove inclusão esportiva com a Taça Cuiabá

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, está patrocinando a Semana Municipal do Voleibol, que acontece entre os dias 18 e 21 de abril de 2025. A programação inclui a tradicional Taça Cuiabá de Voleibol, considerada um dos eventos esportivos mais prestigiados da região.

A competição reúne atletas de alto nível, incluindo times locais e internacionais, com destaque para a participação de uma equipe da Bolívia, o que eleva ainda mais o nível técnico do torneio e reforça a integração esportiva entre países vizinhos.

Com entrada gratuita, os jogos acontecem durante todo o dia nos ginásios Dom Aquino, Lixeira e Quilombo, que foram disponibilizados pela Prefeitura para a realização da competição. A estrutura oferecida garante conforto e segurança para atletas e espectadores.

“A Taça Cuiabá e a Semana Municipal do Voleibol são exemplos do nosso compromisso em fomentar o esporte como ferramenta de inclusão social e promoção da cidadania. Ver atletas de diferentes idades, escolas e até de outros países reunidos em nossos ginásios é motivo de orgulho. É a Prefeitura investindo em eventos que movimentam a cidade, incentivam hábitos saudáveis e revelam talentos,” destacou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Jefferson Neves.

Leia Também:  Belo é atração confirmada na Expoagro 2024; confira a programação

Este ano, o prefeito de Cuiabá sancionou a Lei nº 7.224, de 24 de fevereiro de 2025, a qual institui a Semana Municipal do Voleibol como iniciativa esportiva, educacional, social e cultural do Calendário Oficial de Eventos de Cuiabá. A ação é iniciativa do vereador Eduardo Magalhães.

Abordada no calendário, a Taça Cuiabá de Voleibol é marcada pela diversidade de participantes, reunindo equipes de escolas públicas, particulares e grupos independentes. O torneio será disputado em etapas, começando com partidas organizadas em chaveamento e, na fase final, com confrontos no formato “mata-mata”, garantindo emoção e competitividade até o último ponto.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização do esporte, a promoção da saúde e a inclusão social por meio de atividades que envolvem atletas de diferentes realidades e faixas etárias.

#PraCegoVer

A foto mostra a fachada do Ginásio Poliesportivo Dom Aquino, com um mural colorido que retrata elementos da fauna e flora brasileiras. O mural inclui a ilustração de um tuiuiú, vasos cerâmicos e outros elementos culturais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Leia Também:  Prefeitura promove curso gratuito de panificação para mulheres

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA