Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ

CIDADES

Demissões não surpreenderam trabalhadores que atuavam no BRT

Publicado em

O rompimento do contrato entre o Governo de Mato Grosso e o consórcio responsável pelas obras do BRT (Ônibus de Trânsito Rápido, na sigla em inglês) não surpreendeu os trabalhadores que atuavam no projeto. Nesta quarta-feira (5), logo após o anúncio do governador Mauro Mendes, que alegou erros na execução, descumprimentos de prazos e atrasos no andamento da implementação do modal, parte da equipe retirou os maquinários do canteiro central da Avenida Historiador Rubens de Mendonça, em Cuiabá.

 

Para os profissionais, a decisão é decorrente de uma “guerra política”. À reportagem do jornal A Gazeta, um engenheiro que trabalhou como chefe de equipe na obra revelou que os fatores que contribuíram para a rescisão unilateral foram os atrasos com fornecedores que inviabilizavam a atuação das frentes de trabalho.

 

“Outro ponto, foram as mudanças no projeto feitas pelo Estado, que demandou aumento considerável no número de bueiros e reforço na iluminação pública sem nenhum aditivo. Com isso, a empresa entendeu que os valores pagos ficaram defasados e incompatíveis com a execução do trabalho”, disse o profissional que preferiu não se identificar.

Leia Também:  Cuiabá é a primeira capital a atingir 40°C no país em 2023

 

Reunidos em pequenos grupos ao longo da Avenida do CPA, os profissionais disseram que, apesar da dispensa significativa de quase dois terços dos trabalhadores na virada de ano, o pagamento dos salários estava sendo feito em dia. Um integrante da empresa que estava à frente da construção conta que já está se planejando para regressar ao Nordeste e que só veio para Cuiabá em função da oportunidade de atuar na implantação do BRT.

 

“Mesmo depois de 10 anos da fracassada experiência com o VLT, a história se repete. Parece que a conclusão de uma obra dessa magnitude não interessa a nenhuma das partes envolvidas, justamente para manter o dinheiro circulando. Trata-se de uma briga política na qual, infelizmente, quem sofre nessas situações é o povo que vai passar mais tempo preso no trânsito ou em buscando acessos para fugir dos congestionamentos”, disse outro trabalhador.

 

NOVELA SE ARRASTA HÁ DOIS ANOS

Iniciada em outubro de 2022, a construção do BRT e tinha prazo para ser, completamente, entregue em 13 de outubro de 2024. Entretanto, após cerca de dois anos desde a ordem de serviço, o consórcio executou menos de 18% do empreendimento. A obra havia sido orçada em R$ 468 milhões.

Leia Também:  Mãe alega descaso com filho autista em escola municipal de Pontes e Lacerda

 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Bairros contemplados pelo Acelera VG recebem diversos serviços da Prefeitura

Published

on

A segunda edição do Acelera VG será realizada na sexta-feira, dia 28, na rua Manoel José Campos, no bairro Construmat. Inúmeros serviços serão levados à população antes, durante e depois do evento

A Prefeitura de Várzea Grande já está presente nos bairros Construmat, Alameda, Altos da Bela Vista e circunvizinhos, realizando serviços de limpeza, manutenção na iluminação pública, poda de árvores e outros importantes serviços do projeto Acelera VG. A segunda edição do Acelera VG será realizada na sexta-feira, dia 28, na rua Manoel José Campos, no bairro Construmat.

Conforme a secretária de Assuntos Estratégicos, Ina de Maria, é fundamental que a Prefeitura de Várzea Grande continue estando cada vez mais próxima da população. “Não é somente no dia 28 que a Prefeitura estará aqui presente na região. Estamos encurtando a distância entre o Executivo e a população. Estamos promovendo o Acelera VG, justamente para agilizar o atendimento de demandas. Em breve, também estaremos em outros bairros, pois o Acelera VG é itinerante e foi criado justamente para ir a cada região da nossa cidade”.

Leia Também:  Prefeitura realiza feira de adoção com 19 animais; veja fotos

O secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Lucas Ribeiro Ductievicz, relata que os bairros receberão o serviço de limpeza urbana durante toda a semana. “Estaremos passando com o cata-treco para recolher grandes entulhos e evitar o descarte de forma irregular, ou mesmo, que esses volumes que ficam amontoados nos quintais das casas, podendo se transformar em potenciais focos de doenças, possam ser recolhidos. Além disso, faremos limpeza de calçadas e outros serviços pertinentes a nossa Pasta. Estaremos aqui por diversos dias fazendo tudo que for necessário para atender as comunidades beneficiadas pelo Acelera VG”, disse Ductievicz.

No Acelera VG, estarão presentes a Secretaria Municipal de Saúde (com exames, aferimento de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação, emissão e atualização do cartão do Sistema Único de Saúde), o Procon-VG (atendimentos em defesa do consumidor), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (banco de empregos, elaboração de currículos, atendimento ao pequeno empresário), Secretaria de Meio Ambiente (feira da agricultura familiar e feira gastronômica), a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (massagem e alongamento), o governo de Mato Grosso com o ônibus do Hemocentro (doação de sangue), entre outros órgãos e instituições públicas municipais.

Leia Também:  Lúdio apresenta plano para reabertura e construção de novas policlínicas, visando transformar a saúde em Cuiabá

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA