Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
CUIABÁ

CIDADES

“Buscar tratamento em outros centros deixou de ser habitual e virou exceção”, afirma neurologista

Publicado em

Cuiabá é uma cidade em pleno desenvolvimento e, ano após ano, passa por transformações significativas em diversas áreas. Na saúde, por exemplo, a capital de Mato Grosso alcançou um novo patamar. Se antes era preciso se deslocar para grandes centros urbanos brasileiro para ter acesso a tratamento especializado ou até mesmo um exame mais complexo, agora a realidade é outra.

No setor público ou no privado, o município é, hoje, capaz de suprir demandas dos mais variados campos da medicina. O número de hospitais, clínicas e profissionais especializados aumentou e, com isso, diminuiu-se a necessidade de buscar atendimento fora do domicílio. Segundo o Sindicato das Empresas de Saúde do Estado de Mato Grosso (Sindessmat), Cuiabá conta com cerca de 1.143 empresas de saúde.

A médica neurologista Larissa Kozow aponta que essa mudança não está ligada somente ao crescimento na quantidade de estabelecimento. Para ela, o investimento em tecnologia médica avançada e estruturação moderna desses locais é também um fator essencial. Larissa explica que o paciente atendido em Cuiabá possui, atualmente, acesso a equipamentos de última geração, que antes só eram encontrados em locais como São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia ou Brasília.

Leia Também:  Prefeita prestigia evento voltado às pessoas com “Autismo”

“O crescimento econômico de Mato Grosso tem um papel importante, pois trouxe investimentos para a área da saúde. O próprio setor privado enxergou esse potencial e investiu em infraestrutura hospitalar, ampliando sua rede de atendimento em diversas áreas. Podemos dizer que buscar tratamento em outros centros deixou de ser algo habitual e virou uma exceção”, explica Larissa.

Os efeitos positivos para quem realiza tratamento em sua própria cidade podem ser vistos nos aspectos financeiro e emocional. O neurologista/epileptologista e neurofisiologista Bruno Gumiero destaca que pelo lado financeiro, os custos excessivos podem tornar esse processo inviável para muitas pessoas. Já do ponto de vista emocional, avalia que quando o paciente pode ser atendido perto de casa, cercado por familiares e amigos, há uma melhora na recuperação.

“Há casos em que o tratamento médico, por si só, já é um momento delicado. Então, a pessoa está mais fragilizada. Ter que passar por um determinado período longe de casa, sem o suporte familiar, com custos mais altos de deslocamento e estadia, pode afetar a reabilitação. O acesso ao tratamento humanizado na própria cidade, com apoio próximo de familiares, contribui muito para recuperação do paciente”, afirma o médico.

Leia Também:  Garimpeiro de MT morre em grave acidente na BR-163

Larissa e Gumiero atuam na Axons – Centro Especializado em Neurologia e Neurofisiologia de Mato Grosso. Para a médica, a nova realidade do setor médico de Cuiabá é algo a se comemorar. “Hoje, contamos com esses recursos aqui, inclusive com equipes multidisciplinares oferecendo suporte integral ao paciente sem que ele precise sair da cidade para isso. Claro que ainda há desafios, mas podemos celebrar os avanços conquistados”, finaliza.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sorriso MT

Sema promove ação de Outubro Rosa e Novembro Azul para servidores

Published

on

Com atividades de autocuidado e gerenciamento das emoções

Nesta quinta-feira (06), a Secretaria Municipal de Saúde promoveu um dia especial de autocuidado para seus colaboradores, em alusão às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. A programação ocorreu nos períodos da manhã e da tarde, reunindo momentos de relaxamento, beleza e reflexão sobre a importância de cuidar da saúde física e emocional.

O evento contou com um bate-papo interativo com a master Coach e mentora Eliane Correia sobre “Gerenciamento das Emoções”, além de momentos práticos de cuidado com o corpo e a mente. Colaboradores puderam desfrutar de um verdadeiro “spa do bem-estar”, com massagem relaxante, spa dos pés, automaquiagem para as mulheres e revitalização facial para os homens — tudo em um ambiente de descontração e integração.

A ação organizada pela Secretaria de Saúde, por meio da Comissão de Integração Ensino e Serviço (CIES), contou com a parceria da turma de Estética da Faculdade Fasipe.

Segundo Yasmin Gavinescki, representante da turma, o objetivo foi proporcionar um momento de relaxamento, prazer e bem-estar aos colaboradores. “Realizamos técnicas como aromaterapia, spa de gelatina e massagens nas costas e ombros, ajudando a aliviar as tensões do dia a dia”.

Leia Também:  Lexa e MC Guimê terminam o casamento

A coordenadora da CIES, Silvinha Gehring, enfatizou que o foco do evento foi o equilíbrio entre corpo e mente. “Foi um momento preparado tanto para os homens quanto para as mulheres. Eles receberam mimos como massagens, spa dos pés, automaquiagem, revitalização facial e uma palestra sobre autoconhecimento. Foi um presente da Secretaria para quem dedica tanto tempo cuidando dos outros. É preciso pensar no colaborador, porque ele precisa estar bem para oferecer o melhor atendimento à população.”

A agente de saúde, Claudya Carvalho, elogiou a iniciativa. “A gente tira tantas horas do dia para trabalhar e acaba esquecendo de tirar um momento para nós. Eu me senti supervalorizada. Foi um dia leve, gostoso, fora da rotina, fundamental para quebrar o ritmo que às vezes é muito acelerado”, pontuou.

A secretária-adjunta de Saúde, Ana Cláudia Ferraz, destacou o valor do momento como uma pausa necessária na rotina intensa da saúde pública. “A Secretaria se dedica a tantas campanhas de prevenção, como o Setembro Amarelo, Outubro Rosa, o Novembro Azul. Mas é essencial olhar também para dentro, para quem faz a saúde acontecer. O profissional da saúde vive uma sobrecarga emocional muito grande e precisa reconhecer o momento de pausar, respirar e se cuidar.”

Leia Também:  Marcelo Falcão, da banda O Rappa, é atração do Malcomween 2023

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA